terça-feira, 14 de agosto de 2012

Um pouco de nossa História

     A Escola Meridional foi fundada em 08 de agosto de 1915 pelo senhor Serafim Sanna. Era ainda Companhia Morro da Mina e o senhor Serafim Sanna, administrador da Empresa, preocupado com a instrução dos filhos dos operários, fundou esta modelar casa de ensino, com o nome de Escola "Morro da Mina". Por despacho de 25 de abril de 1963, comunicação 949, foi registrada na Secretaria de Educação sob o nº 41 como escola particular mantida pela Compania Morro da Mina.
     Por muitos anos, o Sr. Crooze, então presidente e o Sr. Curley, diretor da Companhia Meridional, aliaram-se ao ideal do Sr. Serafim Sanna, dispensando à Escola com suas visitas constantes, ora premiando os alunos que mais se destacavam em aproveitamento, comportamento e frequência, ora atualizando o material didático ou doando novos equipamentos para a Escola.
      Em 08 de fevereiro de 2002,  a Escola foi municipalizada pelo decreto Lei nº 4.446/2002, passando a denominar-se Escola Municipal "Meridional" oferencendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano.
     Estão matriculados na Escola cerca de 700 alunos em dois turnos, manhã e tarde.
     A Escola Municipal "Meridional" localiza-se à Rua José Lins do Rego, nº 100, no bairro Morro da Mina, em Conselheiro Lafaiete, MG.
     O lema da escola é " Tradição de mãos dadas com o futuro" simbolizando a importância da presença das famílias na escola. A árvore símbolo da escola é a Espatódea. É uma árvore de flores laranjas.
     As salas da Escola tem nome de plantas, homenageando a importância que a escola dá à Educação Ambiental. Nosso espaço físico é privilegiado muitas árvores e belos jardins! No exterior da escola possui uma bela horta, cuidada com muito carinho pelos funcionários da escola, um parquinho e um labirinto. 
     A direção atual da Escola Meridional é composta pelo professor tarcísio policarpo Correia, e a vice-direção, pelas professoras Maria do Carmo de Paula, pelo turno da manhã, e Lúcia Helena Torres Bicalho, pelo turno da tarde. As Analistas Eduacionais são Analine e Tânia.
    A Escola possui seu próprio hino, sendo de composição da ex-professora Neuza Maurícia de Freitas e música do Senhor Mansuêto Correa Leão.
      A Escola é um local público, na verdade uma família de amigos, a tantos anos com tradição em educação no município de Conselheiro Lafaiete.










Nenhum comentário:

Postar um comentário